quarta-feira, 7 de julho de 2010

Enfurecida! Espanha desbanca Alemanha e vai à final da Copa

Que soem sem parar as castanholas, que touro e toureiro façam as pazes, que o madrileno, o catalão e o basco compartilhem o mesmo abraço, porque a Espanha, pela primeira vez, está em uma final de Copa do Mundo. A Fúria mostrou sua raiva, “La Roja” apresentou o vermelho de seu sangue, a seleção de Vicente del Bosque jogou demais para vencer a Alemanha por 1 a 0 nesta quarta-feira, em Durban, e garantir presença na grande decisão pela primeira vez. O planeta espera um campeão inédito: Espanha e Holanda, domingo (às 15h30m de Brasília), no Soccer City, decidirão quem passa à turma dos vencedores. Xavi foi escolhido o craque do jogo, mas foi de Puyol, gigante na defesa, o gol da classificação. Foi no segundo tempo, de cabeça, em um lance emblemático para um dos símbolos de uma geração que tenta matar a fome de títulos dos espanhóis.
A Espanha ainda poderia ter chegado ao segundo gol, mas Pedro preferiu enfeitar o lance em vez de fazer o passe a Torres, que acabara de substituir o artilheiro Villa. Mas não fez falta, e o resto é alegria e tristeza. Alegria de uma seleção que alcança um feito inédito. Tristeza de uma seleção que jogou bonito, que encantou o mundo, mas que, desta vez, não estará na final. Espanha ou Holanda, Holanda ou Espanha. O grupo dos campeões mundiais terá um novo integrante no domingo.

Sofrido, brigado, dramático

Esqueça aquela história que a Espanha se amedronta e não vence decisões. Neste sábado, a Fúria foi abaixo das expectativas, mas cumpriu seu papel de maneira emocionante, no sufoco. Com um gol de Villa aos 38min do segundo tempo, o time ibérico derrotou o Paraguai por 1 a 0 em Johanesburgo e se classificou para a semifinal da Copa do Mundo pela primeira vez em 60 anos.
Lances polêmicos, pênaltis desperdiçados para ambos os lados e muito nervosismo. Foi assim, que as duas equipes protagonizaram o último duelo das quartas de final. Mas apesar do espírito de luta dos paraguaios, a Espanha conseguiu impor o favoritismo com dificuldades.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Espanha usa o futebol coletivo para encerrar o sonho de C. Ronaldo

Portugal é uma seleção de um astro único. Já a Espanha tem um futebol coletivo, e a soma dos bons jogadores torna o conjunto ainda mais competitivo. É inegável que a equipe espanhola sabe como tocar a bola, como controlar o jogo, e conta com um atacante letal na África, David Villa, autor de quatro gols e um dos artilheiros. Se Portugal pressionou no início, a 'Fúria' se recuperou. Mesmo sem o brilho esperado - e que ainda não foi mostrado no Mundial -, os campeões da Europa de 2008 tiveram uma vitória incontestável. Assim como foi indiscutível o futebol abaixo da média apresentado por Cristiano Ronaldo, não só no mata-mata, como em toda a Copa. A Espanha, que agora encara o Paraguai, continua viva atrás do sonho do título inédito. Já Portugal e a estrela que não brilhou voltam mais cedo para casa.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Espanha desencanta

Espanha desencanta na Copa, mas volta a exagerar na soberba

Com um ataque potente formado pela dupla Villa/Torres, a Espanha voltou a dar sinais de que golearia, agora o time Honduras. Mas novamente a Fúria exagerou na tentativa de dar show, desperdiçou muito mais gols do que fez, perdeu um pênalti e teve de se contentar em sair de campo com uma vitória por 2 a 0, muito magra para quem controlou a partida. Pelo menos não foi um revés, como na estreia contra a Suíça. Resta saber se os espanhóis vão deixar o preciosismo de lado em algum momento.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Zebra espanhola

A zebra apareceu pela primeira vez na Copa do Mundo da África do Sul. Em Durban, no jogo que concluiu a primeira rodada do Grupo H e da competição, a Espanha, apontada como grande favorita do Mundial, ao lado do Brasil, perdeu para a Suíça por 1 a 0 e volta a conviver com o fantasma do fracasso em Copas do Mundo. A Espanha provocou a primeira derrota de uma equipe favorita ao titulo.Ao surpreender negativamente o planeta com a derrota para a Suiça,os espanhóis voltam a lidar com seu maior trauma em um Mundial: prometer muito e cumprir pouco. Bom futebol, mas cadê o gol, Fúria?

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Tomatina

A Tomatina é uma das festas mais conhecidas internacionalmente de Espanha (apenas atrás das Festas de São Firmino).
É celebrada na cidade de Buñol, em Valência, na última quarta-feira de Agosto.
A festa consiste no arremesso de tomates entre os participantes.

História
Sabe-se que a tradição nasceu em 1944, mas não se sabe ao certo como surgiu.
São muitas as teorias da origem da festa: uma luta de comida entre amigos, uma "guerra" entre jovens, um ataque com tomates de espectadores a um desfile carnavalesco, uma partida a um mau músico, o desfecho de um acidente com um caminhão que transportava tomates ou (a mais popular entre os espanhóis), os habitantes da aldeia que atacaram o autarca com tomates durante uma festa. A tomatina é uma festa divertida, mas perigosa, pois já ocorreram casos de ferimentos por causa do empurra-empurra.

A Fúria

A Espanha está no grupo H junto com Suiça, Honduras e Chile.
O primeiro jogo é dia 16/06 ás 11:00 contra a Suiça em Durban. Depois joga contra Honduras dia dia 21/06 ás 15:30 no estádio Ellis Park e por último com Chile no dia 25/06 ás 15:30 em Pretória. Disposta a apagar de vez a imagem de uma seleção que sempre morre na praia, a Espanha chega ao Mundial da África do Sul como uma das principais favoritas ao título mundial. Seguida pelo apoio de sua torcida, a Fúria buscará conquistar, neste torneio, sua primeira Copa do Mundo.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Curiosidades

- Na Espanha os filmes são todos dublados, e ver os filmes com legendas é uma exceção. Os filmes sao vistos dublados não só na tv, mas também no cinema e na tv a cabo.

- Apesar de estar mudando agora, o "Día de Reyes" (dos Reis Magos, 06 de janeiro, feriado nacional) ainda é mais importante que o Natal para as crianças espanholas. Há desfiles pelas cidades com os Reis Magos (Cabalgata de Reyes Magos) vistos por milhares de crianças que esperam ansiosas seus presentes (ou carvão, se se comportaram mal). As crianças esperam que os Reis Magos levem os presentes a casa e entao deixam pratos com comida para os reis e água para os camelos, para que possam descansar um pouco depois da longa viagem.

- Na Espanha, creio que maioria das regiões, é costume levar a aliança de casamento no dedo anular da mão direita e não da mão esquerda como no Brasil.

- O sobrenome paterno (primer apellido) vem antes do materno (segundo apellido) no nome das pessoas. Por exemplo: Carmen García Fernández. García seria o sobrenome paterno e Fernández o materno. Ou seja, o nome de uma pessoa quase sempre possui três partes: nombre + primer apellido + segundo apellido. Ao se casar, um dos cônjuges não incorpora o sobrenome da família do outro cônjuge ao nome, de forma que geralmente o nome estará sempre composto pelas 3 partes antes faladas. Por isso, muitas vezes os espanhóis se confundem por exemplo com nomes portugueses e brasileiros.

Dados Principais

ÁREA: 504.030 km²
CAPITAL: Madrid
POPULAÇÃO: 46.063.511 hab.
MOEDA: Euro - EUR
NOME OFICIAL: Reino da Espanha
DATA NACIONAL: 12 de outubro - Descobrimento da América
CIDADES MAIS POPULOSAS: Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Saragoça, Málaga, Múrcia, Palma de Maiorca, Las Palmas, Bilbau.
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 90 hab./km²