Após o título na Euro 2008, que encerrou um jejum de 44 anos sem uma conquista, e devido à excelente campanha nas Eliminatórias, a Fúria nunca chegou tão forte a uma Copa. E está, seguramente, entre as principais forças para conquistar o título, que seria o seu primeiro num Mundial. Com um grupo de qualidade e ótimos valores individuais, será uma grande surpresa se os espanhóis não chegaram pelo menos às semifinais.
Participações anteriores em Copas
Esteve ausente em seis Mundiais, mas desde a edição de 1978 não deixou mais de participar. Sua melhor colocação foi um 4º lugar na Copa de 1950, disputada no Brasil. Em 2006, na Alemanha, caiu nas oitavas-de-finais.
Campanha nas Eliminatórias
Campanha simplesmente perfeita. Em dez partidas disputadas, os espanhóis venceram todas, garantindo a vaga na Copa com algumas rodadas de antecipação.
Time base
Casillas, Sergio Ramos, Puyol, Piqué e Capdevilla; Marcos Senna, Xabi Alonso, Xavi e Iniesta; David Villa e Fernando Torres. Técnico: Vicente Del Bosque
Principal jogador
Em meio aos muitos grandes nomes do setor ofensivo da Fúria, quem se destaca é Xavi. Além de saber marcar – e muito bem –, o meio-campista tem muita qualidade no passe e chega com eficiência ao ataque.